Festas - 22/08/2019
Dicas para calcular a quantidade de salgados para festas
Você costuma realizar eventos comemorativos? Se sim, provavelmente já passou pela situação de precisar prever quantidades de salgados que atendessem a todos os convidados. Saiba aqui como fazer o cálculo corretamente e garanta a satisfação dos convidados.

Você costuma realizar eventos comemorativos? Se sim, provavelmente já passou pela situação de precisar prever quantidades de salgados que atendessem a todos os convidados. 

A responsabilidade de organizar estas quantidades é grande, devido aos riscos de faltarem salgados e alguns ficarem insatisfeitos. Afinal, ninguém deseja lidar com pessoas com fome em confraternizações 

Para amenizar as dificuldades de contagem em seleções, existem alguns pontos a serem pensados que facilitam o processo. Através deles, a média de custos e quantidades de salgados ganha uma maior proximidade de um padrão de equilíbrio, sem grandes faltas ou sobras. 

Horário inicial e duração do evento 

Planeje bem como iniciar seu evento. Este detalhe pode alterar bastante a quantidade de salgados necessária. Afinal, quando a realização ocorre em horários próximos de importantes refeições, como almoço e jantar, o consumo se eleva significativamente. 
Vale lembrar que, para ficar registrado positivamente na memória das pessoas, um evento comemorativo deve se atentar a servir alimentos em toda sua duração. Em alguns casos, são servidas refeições principais e os salgados são foco dos intervalos. Nestes, torna-se dispensável grandes aumentos de compra. 

É possível fazer a seguinte divisão de contagens, em média: 

•    Eventos com salgados, seguidos de almoço e jantar: 6 salgados por pessoa; 
•    Eventos com salgado como único alimento: 15 a 18 salgados por cada pessoa adulta. 

Faixa etária dos convidados 

Sem sombra de dúvidas, a idade dos participantes influi diretamente nas quantidades de salgados. Em festas infantis, por exemplo, elas são bem mais volumosas. 
Crianças entre 3 e 7 anos gastam bastante energia em eventos e, por isso, tendem a consumir uma significativa quantidade de salgados, mas que não supera a dos mais velhos. Já as de 0 a 2 não devem ser contadas, já que não consomem este alimento. 

Em considerações gerais, quem mais acaba se alimentando em eventos são os adolescentes e adultos. São quem já se alimentam em maior quantidade naturalmente e apreciam, inclusive, explorar a variedade. 

Boa parte dos produtores de eventos levam em conta também questões de gênero. Na hora de definir as quantidades de salgados, vale verificar quantos homens e quantas mulheres a lista de convidados possui. Afinal, homens tendem a comer mais em eventos. 

A variedade dos salgados 

É preciso que se planeje que tipos de variação se deseja oferecer. Afinal, alguns salgados possuem a capacidade de saciar a fome mais rapidamente que outros.  Em maioria, os assados, como: 
•    Esfirras; 
•    Americanos; 
•    Mini pizzas; 
•    Enroladinhos de queijo. 

Todos estes mencionados possuem uma massa um pouco mais concentrada, que sacia mais facilmente.
A grande questão é que a variedade não está ligada somente à quantidade que será oferecida. Os salgados fritos costumam acabar primeiro por serem os preferidos e fazem falta. Oferecer oportunidades de que todos os gostos sejam atendidos é fundamental. 

O ideal é optar por um cardápio de 4 a 8 salgados, com opções salgadas e fritas. 

Os custos e suas variações

Seu orçamento pré-definido deve ser respeitado para que não surjam desequilíbrios financeiros decorrentes do evento. Sendo assim, a quantidade de salgados deve estar adequada e listada desde o início, para que as emergências não apareçam durante o encontro. 

O evento deve conter o número de pessoas que possam ser bem atendidas. É uma realidade delicada de ser tratada, mas bastante importante. Para que tudo se encaixe dentro de seu planejamento, busque por produtos de bom preço, mas sem deixar de preocupar-se com a qualidade! 

Na Tradicional Salgados, temos uma grande variedade de sabores para atender seu evento. Entre em contato conosco e faça seu pedido!